Parcele em duas vezes compras acima de R$300!

De onde vem a tradição de chocolates em São Bento do Sul?

UMA TRAJETÓRIA RECHEADA DE EMOÇÃO

Conforme o arquivo histórico municipal de São Bento do Sul, assim era a fábrica de Chocolates Buschle, que era localizada no centro da cidade.

Buschle - Antiga fábrica de chocolates de São Bento do Sul-SC

É impossível contar a história da Chocolates Franz sem lembrar com carinho da Buschle, fábrica de confeitos muito conhecida em toda a região. Foi ali que Geraldo Franz, fundador da empresa, descobriu a paixão pela fabricação de confeitos, além de barrinhas, bombons e balas.

Seu Franz sempre foi um homem muito dedicado. Trabalhou com móveis, mas por problemas de saúde causados pelo pó da madeira teve que mudar de atividade. Foi por isso que começou a trabalhar na Buschle, em 1981, como ajudante nos drageadores e auxiliar na fabricação dos chocolates.

Seus mestres Carlos Bayerl e João Ruckl ensinaram os pequenos segredos que fazem a diferença no produto, como se prepara os confeitos para receber as camadas de chocolate sem deformar e as técnicas para deixar os confeitos com sabor inigualável. Com muita vontade de aprender e dedicação logo foi promovido a encarregado do setor de confeitos.

Em 1992, por problemas financeiros, a Buschle foi obrigada a fechar as portas. Como os produtos eram muito apreciados em toda a região, alguns antigos funcionários da empresa começaram a fabricar de forma caseira alguns destes produtos. Seu Franz foi um deles e começou produzir os tradicionais Pingue-pongues, sua especialidade na Buschle.

O SABOR DO RECOMEÇO

Seu Franz foi ao antigo mercado Weiss e comprou duas bacias grandes de alumínio, juntou-as e colocou em um cavalete de madeira com motor assim surgiu o primeiro drageador. Ele adquiriu também uma máquina para derreter chocolate e produziu os primeiros confeitos.

As encomendas eram constantes, por isso começou a procurar máquinas usadas ao alcance do capital disponível. Algumas foram compradas no leilão da própria Buschle.

Luiz Mayer, seu sogro, comprou as formas de barras, ovos e coelhos trazidas pela família Buschle de Dresden, na Alemanha, as quais são usadas até hoje para manter toda a tradição de Natal e Páscoa alemãs.

Em 1995 a Chocolates Franz é registrada. Com o apoio de sua esposa e com amor e dedicação a marca ficou conhecida em toda a região. Hoje com o suporte de suas filhas e genro, seu Franz mantém viva a tradição da fabricação de confeitos de chocolate em São Bento do Sul.

A CHOCOLATES FRANZ É UM ENCONTRO DE GERAÇÕES

O conhecimento e o domínio perfeito das técnicas de fabricação dos fundadores da Chocolates Franz, unem-se ao entusiasmo de seus familiares e de um pequeno grupo de funcionários, alguns deles também originários da fábrica Buschle.

Esta mistura equilibrada de passado e presente, reforça a excelência dos chocolates criados pela Chocolates Franz e garante que a qualidade e personalidade dos produtos serão mantidas por muito e muito tempo.